quinta-feira, 18 de setembro de 2008

As pílulas encantadas!


Anunciadas nesta semana pela revista Popular Scientific seis pílulas que poderão mudar nossos conceitos e fazer verdadeiras revoluções no nosso estilo de ser!

1 - A pílula que vacina contra o Câncer!

Diversas pesquisas paralelas tentam encontrar maneiras de ativar o sistema imunológico para que o próprio organismo possa combater a multiplicação de células cancerosas. Até agora os resultados mais promissores foram alcançados com o melanoma. Alguns estudos estão sendo desenvolvidos no Brasil pelo Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de São Paulo e pela empresa de biotecnologia Genoa. Numa primeira pesquisa dos brasileiros, publicada na revista Cancer Immunology Immunotherapy, dos 100 pacientes com melanoma testados 80 tiveram a doença estabilizada. Outras vacinas contra câncer de pâncreas, leucemia mielóide aguda e linfoma estão sendo desenvolvidas pela Genoa desde o ano passado.

2- A pílula anticoncepcional masculino!

O que parece mais fácil: impedir a produção de um único óvulo por mês ou de mil espermatozóides por minuto? Isso explica por que a pílula feminina surgiu há meio século e ainda não se chegou ao anticoncepcional masculino. Mas algumas pesquisas avançam nessa área. Cientistas do Centro de Pesquisa Biomédica de Nova York já encontraram uma maneira de interromper a conexão entre o esperma e células responsáveis por sua nutrição, informa a revista Nature Medicine. Desse modo os espermatozóides não se desenvolvem.

3- A pílula anti-vício!

A neurociência encara o alcoolismo e o vício em drogas como doenças. Por essa razão diversos centros médicos e companhias farmacêuticas têm procurado desenvolver medicamentos que impeçam a transmissão no cérebro do prazer de beber. Alguns estudos testam inibidores da dopamina. Pesquisadores do Instituto Scripps, na Califórnia, identificaram uma outra substância química cerebral, chamada CRF, que cria a mesma sensação da dopamina, diz estudo publicado na Science. Bloquear a liberação dessa substância poderá ser um outro caminho.

4- A pílula dos sarados!

Os benefícios da atividade física sem uma gota de suor. É o que promete uma pesquisa feita pelo Instituto Salk, nos Estados Unidos, diz a revista Cell. Duas substâncias diferentes fazem o organismo queimar gordura e gerar massa muscular. Elas enganam o organismo e fazem os músculos trabalhar mesmo em repouso.

5- A pílula anti-envelhicimento!

Os benefícios da longevidade e ainda com uma taça de vinho. Esse é só um jogo de imagens para ilustrar pesquisas promissoras. Estudos publicados este ano em diversas revistas científicas, como Cell Metabolism e PLOS One, identificaram a ação do resveratrol, um antioxidante encontrado no vinho. A substância ajuda a evitar problemas circulatórios e diabete. O laboratório brasileiro Eurofarma tem a patente para produzir o medicamento.

6- E a pílula para a memória!

Uma droga que estimula a produção de glutamato, substância química responsável pelo aprendizado e pela memória. Essa é a linha da pesquisa conduzida pela Universidade da Califórnia, informa a New Scientist. O remédio poderá ser usado no tratamento de pacientes do mal de Alzheimer ou pessoas saudáveis sem os efeitos colaterais das anfetaminas, que tiram o sono.

Será que tudo o que quisermos num futuro próximo estará dentro de uma pílula?

Nenhum comentário: