Segundo Armando Branchini presidente da associação das empresas de luxo da Itália, o Brasil tem um grande potencial para o mercado de luxo, estando a frente até da China e da Rússia. Atualmente o Brasil corresponde a 1% do consumo mundial neste segmento.
É notável como os desejos de consumo mudam com a evolução dos tempos, nos anos 70, as mulheres queriam jóias e viagens, os homens desejavam carros e sapatos de luxo. Nos anos 80 as mulheres enlouqueciam diante de estilistas famosos e queriam viajar para conhecer novas culturas, já os homens queriam barcos e relógios. Na década de 90 as mulheres passaram a buscar cirurgias plásticas e os homens casas luxuosas e hotéis sofisticados.
A idéia intrínseca do luxo está vinculada a liberdade, e nesta corrida por escolher o que se fazer, as mulheres tendem por qualidade de vida e bem-estar, procuram spas, e os homens demonstram sua liberdade através de helicópteros e jatinhos.
É muito bom estar vivenciando todo esse processo de globalização, acompanhando toda uma mudança de mentalidade, lembro ainda do tempo em que tudo o que Brasil produzia de melhor, era para exportação. Hoje estamos mais seletivos, queremos luxo, não queremos lixo, e sonhamos ser imortais...
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